quarta-feira, 22 de junho de 2011

Peça "Cárcere" pela 2° vez em Nova Venécia

Peça "Cárcere" encanta o 
público veneciano


 Pela segunda vez o monólogo "Cárcere" encanta o público veneciano. Interpretado pelo ator, diretor e escritor paulista Vinícius Piedade, conta-se a seguinte história:

 "Um pianista autodidata tenta ganhar a vida tocando seu piano jazz nos bares da cidade. Sua inspiração é Thelonious Monk. Mas viver de sua arte é complicado. E ele tenta, tenta e tenta, chegando a tocar de domingo a domingo. Vendo que ele tem contato com muita gente em muitos bares, um conhecido lhe oferece um bico pra ajudar na sua renda ao menos enquanto o trabalho com piano não lhe sustenta. Ele topa. Mas antes que consiga viver da sua arte, acaba preso por tráfico de drogas em flagrante.
 Na cadeia, por não pertencer a nenhuma facção, os outros presos o ameaçam. A direção do presídio vendo que ele não é do crime o coloca isolado na ala dos seguros na esperança de vendê-lo futuramente para a imprensa como “marginal recuperado pelo sistema prisional”.
 O problema é que quando tem rebelião na cadeia os presos que estão nessa ala viram refém e dificilmente sobrevivem.
 Ele passa os dias na esperança de voltar a respirar o ar da liberdade e tocar seu piano. Até o dia em que descobre a iminência de uma rebelião. É aqui que começa a peça CÁRCERE.   
 Ele passa a viver em ritmo de contagem regressiva e suas expectativas, impressões, reflexões e sensações são expressadas num diário que o ator leva para o palco."


A peça foi escrita pelo escritor e dramaturgo capixaba Saulo Ribeiro. Dentre suas obras destaca-se "Ponto Morto" que foi premiado no Edital de Edição e Difusão de Obras Literárias da Secretaria de Estado da Cultura em 2009, Saulo também é um dos vencedores do Prêmio Ufes de Literatura 2009/2010 (contos).
 Atualmente em parceria com Vinícius Piedade lançou o livro "Cárcere"(editora Cousa), a história retratada na peça.

 A apresentação no Centro Cultural Casarão impressionou o público. A interpretação dinâmica e magnífica de Vinícius levantou aplausos calorosos de todos, sem contar os risos constantes e a aprovação imediata da platéia.
  



É muito importante para o município receber apresentações culturais, principalmente para incentivar os jovens atores da cidade, de que é possível viver da arte, com ela transformar idéias e o mais importante, transformar-se a si mesmo.


Após a apresentação fui bem recebida pelo ator, tive meu livro autografado e a oportunidade de registrar aquele momento.

Eu com o ator Vinícius Piedade após a apresentação

Eu e a amiga e atriz Viviane Coutinho
Meu livro autografado
"Para Sthela, que navegou comigo nesse Cárcere
de liberdade"




Cárcere, RIBEIRO, Saulo e PIEDADE, Vinicius;
Editora Cousa, maio de 2011, 2° edição.


Um comentário: